Um grupo de técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) está trabalhando para a implantação do Diário da Justiça Eletrônico, que permitirá a consulta, pela internet, das decisões judiciárias. A equipe tem se reunido semanalmente, e parte dela diariamente, para que a primeira fase do Diário esteja disponível até dezembro no Portal da Justiça do Trabalho.
Em agosto, o grupo fez um levantamento de órgãos do Judiciário que já dispunham da ferramenta, realizou videoconferências com TRTs e elaborou uma proposta inicial, encaminhada ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho e aos TRTs. Após receber avaliações e sugestões, foi elaborada uma segunda proposta encampando itens apresentados pelos Regionais. Atualmente, o grupo tem se reunido com representantes dos órgãos judicantes do TST - Secretaria do Tribunal Pleno, Secretaria Judiciária, Coordenadorias de Turmas - para o detalhamento do modelo conceitual junto com as unidades que efetivamente alimentarão o Diário, fornecendo as matérias.
Na primeira fase, o Diário deverá trazer as decisões do TST, do CSJT e do TRT da 10ª Região (DF/TO). Na segunda, serão incorporadas as publicações dos TRTs da 12ª Região (SC) e da 20ª Região (SE), que já têm seus próprios diários. A meta final é que o Diário inclua as matérias judiciárias de todos os órgãos e unidades da Justiça do Trabalho.
A implantação do Diário Eletrônico está prevista na Lei nº 11.419/2006. Na primeira fase as matérias continuarão a ser publicadas, paralelamente, na versão tradicional em papel, mas futuramente o que se pretende é a eliminação do Diário de papel - uma economia substancial de matéria-prima e de espaço.
Data: 09/10/2007