Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Noticias .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Internet: Internet banking responde por 25% das operações bancárias, diz Febraban

O internet banking (inclundo o mobile banking) está ganhado mais adeptos, conquistando o mesmo nível dos países desenvolvidos. Atualmente, a modalidade responde por 25% das operações bancárias, uma expansão de 11% de 2010 para 2011, de acordo com dados divulgados hoje (25/4) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O total de transações bancárias somou cerca de 66 bilhões no ano passado, sendo 15,7 bilhões a partir do internet banking.

Entre os destaques do levantamento está  a expansão do mobile banking, impulsionada pelavenda de smartphones no País. Segundo o estudo, foram 3,3 bilhões de contas correntes acessadas por meio de mobile banking em 2011, salto de 49% em comparação com o ano anterior. Um dos motivos para a alta, de acordo com a entidade, é o acesso à banda larga, associado ao investimentos em segurança. “Ainda há espaço relevante para mobile banking penetrar no Brasil e atingir mais usuários”, diz Luis Antonio Rodrigues, diretor de Tecnologia da Febraba.

“Com base na pesquisa realizada pela Febraban, nos próximos cinco a sete anos acreditamos em maior convergência tecnológica para acelerar a expansão do uso de serviços bancários a partir de dispositivos móveis. Se isso acontecer, mobile banking vai crescer fora da curva e terá a mesma relevância do internet banking”, projeta Rodrigues.  

Aporte em TI
No ano passado, as instituições financeiras investiram cerca de 18 bilhões de reais em tecnologia da informação (TI), crescimento de 27% em comparação com 2009, de acordo com dados da pesquisa “O setor bancário em números”. Em 2010, as despesas em TI foram de 16.115 bilhões de reais, indica o estudo, número revisado pela entidade que havia divulgado aporte de 22 bilhões de reais.

De acordo com o levantamento, a aquisição de hardware apresentou estabilidade, mas ainda é o principal investimento dos bancos e em 2011 representou 4.572 bilhões de reais do total. Já o investimento em software soma mais de 30% do total. A terceirização de desenvolvimento de software é a modalidade que mais saltou, de um investimento de 2.712 milhões de reais em 2010 para 3.700 milhões de reais no ano passado.

Esse cenário mostra que os bancos estão se preparando para os desafios do futuro que incluem aceleração do uso do mobile banking e do mobile payment, diz Rodrigues. “O setor é um dos que mais buscam eficiência operacional por meio de TI, sendo que a maioria dos bancos se dedica à eficiência operacional. Tecnologia da informação será cada vez mais usada para esse fim”, sintetiza.

Rodrigues aponta que o Brasil tem participação relevante nos gastos com TI, à frente de Índia, México e Austrália. Os Estados Unidos lideram por terem direcionado 94.266 bilhões de dólares em 2011 para a aquisição de tecnologias. Instituições financeiras que atuam em território nacional vão aumentar o aporte em tecnologia da informação em cerca de 45% até 2015, acima da média mundial de 18%.

Acesse na íntegra: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/04/25/internet-banking-responde-por-25-das-operacoes-bancarias-diz-febraban/#&panel2-1

Data: 25/04/2012 16:02:50

Fonte: IDGNOW - 25 de abril - 15h01 - Atualizada em 25 de abril - 15h04


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links