Para a construção de operações duradouras é preciso ter processo, tecnologia, pessoas e resultados. No caso de operações de cobrança, a tecnologia vem apresentando cada vez mais importância significativa na recuperação de crédito, como softwares de gestão e discadores que potencializam o sucesso dos resultados.
Os benefícios da tecnologia passam pela administração de todas as atividades que compõem o ciclo de recuperação, desde a cobrança interna até a recuperação judicial. O tema foi explorado no painel “A tecnologia como aliada na recuperação de crédito”, realizada durante o Congresso Consumidor Moderno de Crédito e Cobrança (CCMCC), mediado por Rita D'Andrea, da Nortel.
Para Almir Lima, da Visioncom, operações de cobrança exigem sistema integrado entre donos da carteira de clientes e empresas terceirizadas de recuperação de crédito. Além disso, o momento atual pede investimentos por conta do aumento da demanda, fruto da entrada de novos consumidores no mercado de crédito. “É preciso fazer investimento para atender maiores volumes de demanda”, afirmou.
O executivo apontou alguns pontos do processo de cobrança nos quais a tecnologia pode fazer a diferença, contribuindo para a gestão do ciclo da operação, para a produtividade e assertividade, entre eles: importação, atualização e validação do mailing, criação e prática de estratégias de cobrança e medição das ações.
Francisco Virgílio, da Altitude Software, ainda comentou sobre como discadores preditivos podem contribuir para a produtividade da operação e como sistemas de gravação podem ser úteis para treinamentos com foco em qualidade.
Data: 26/04/2008