Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Noticias .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Prodasen debate projetos com especialista em tecnologia da informação

A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas da Gartner, empresa que atua na área de assessoramento estratégico em tecnologia da informação (TI). Ele realizou uma palestra para a diretoria de informática do Senado, discutindo casos de governança em TI que possam oferecer subsídios aos projetos que o Prodasen pretende implantar.

De acordo com o analista do Prodasen Marcelo Cunha, Cassio Dreyfuss é, no país, um dos profissionais mais respeitados do setor e sua visita "representa um reconhecimento à área de tecnologia da informação do Senado". Ele lembrou ainda que Cassio Dreyfuss veio a Brasília para participar do Fórum TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação] Governo - www.forumtic.com.br, que "é o principal evento de informática pública da capital". Durante o Fórum TIC, Cássio Dreyfuss participou do painel "Infra-Estrutura e Integração: Fundamentos e Oportunidades" juntamente com o Subsecretario de Ciência e Tecnologia do DF, Luis Gustavo Loyola, Gloria Guimarães, diretora de TI do Banco do Brasil, e o deputado Julio Semeghini, membro da CCTCI.

No encontro, a diretoria do Prodasen apresentou seu anteprojeto de governança em tecnologia da informação e discutiu a viabilidade de sua implementação. Esse projeto procura endereçar um dos oito objetivos estratégicos estabelecidos no Plano Estratégico do Prodasen para o quadriênio 2007-2010.

Entre as metas do projeto de governança do Prodasen, estão o aperfeiçoamento do processo de aquisição e gestão de bens, de procedimentos de back-up e recuperação de dados, e de rotinas administrativas; a garantia de que o Prodasen participe nas aquisições de tecnologias de informação e comunicação do Senado; a implementação de gestão por comitês; e a implementação do modelo de governança em desenvolvimento, mudança, desempenho e segurança; a implementação do modelo institucional de terceirização; entre outras.

Segundo João Roberto Pereira de Baère Jr., diretor da Consultoria do Prodasen, área responsável pela execução do projeto, o objetivo do Prodasen é iniciar o processo de implementação da governança de TI a partir do primeiro semestre de 2009 após o término dos estudos, capacitações e definição do modelo que estão sendo realizados ao longo de 2008.

Data: 26/04/2008

Fonte: www.senado.gov.br


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links