A palestra realizada na data de hoje, 05 de março de 2008, das 9:00 às 12:00 horas, na FECOMERCIO, promovida pelo Conselho Superior de Tecnologia da Informação e com participação das Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Direito na Sociedade da Informação, ambas da OABSP, com o apoio institucional desta última entidade, foi um sucesso absoluto.
Na foto, da esquerda para a direita, Drs: Rony Vainzof (Vice-Presidente do CSTI), Coriolano de Almeida Camargo Santos (Presidente da Comissão de Direito na Sociedade da Informação da OABSP), Sergei Cobra Arbex (Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OABSP), Renato Müller da Silva Opice Blum (Presidente do CSTI) e Vitor Hugo Das Dores Freitas (Conselheiro de Prerrogativas da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OABSP).
O tema discutido OS RISCOS DO AMBIENTE ELETRÔNICO PARA ADVOGADOS: AMEAÇAS E QUEBRA DE SIGILO PROFISSIONAL foi de fundamental importância para os advogados presentes.
Renato Opice Blum abriu os trabalhos e discorreu sobre o tema em geral, inclusive com relação às novas tecnologias que poderão representar ameaças ao sigilo profissional do advogado e do cidadão.
Rony Vainzof ressaltou a importância da palestra em conjunto com as Comissões presentes da OABSP, relatando casos ocorridos.
Sergei Cobra Arbex elogiou a iniciativa da
FECOMERCIO e do seu
Conselho Superior de Tecnologia e Informação, ressaltando os trabalhos desenvolvidos pela atual gestão da OABSP e da Comissão de Direitos e Prerrogativas junto aos direitos e prerrogativas dos advogados e as novas tecnologias de informação.
Vitor Hugo Das Dores Freitas discorreu sobre o sigilo profissional e sua aplicabilidade no sistema "
nuvem" que poderá ser implantado na Internet onde os dados, arquivos, informações de clientes, etc serão armazenados em um único provedor e não mais nos discos rígidos de computadores e notebooks.
Coriolano de Almeida Camargo Santos trouxe exemplos concretos de violação de sigilo profissional, de fraude de páginas de sites de órgãos do Poder Judiciário e bloqueio de sistemas jurídicos com vistas à perda de prazos processuais.
A palestra foi, realmente, muito interessante e os assuntos debatidos de ótima qualidade merecendo, em futuro próximo, novos debates, desta feita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.
Parabéns a todos.
A COORDENADORIA
--
Postado por Vitor Hugo D. Freitas no
COMISSÃO DE DIREITOS E PRERROGATIVAS DA OAB/SP em 3/05/2009 03:03:00 PM
Data: 05/03/2009 16:06:57