Às 11h50, na sede da Embraer, houve uma entrevista coletiva para a imprensa com a participação do presidente da Anac, Milton Zuanazzi, e o presidente da Embraer, Mauricio Botelho. No período da tarde as autoridades visitaram às Instalações Industriais: F-60 Junção de Fuselagens das Famílias ERJ 145 e EMBRAER 170/190; F-220 -Montagem Final da Família EMBRAER 170/190 e F-231-Exposição Estática de aeronave da Família EMBRAER 170/190.
O jato Embraer 195 realizou o primeiro vôo em dezembro de 2004. A família também inclui o Embraer 170, de 70 assentos, Embraer 175, de 78 lugares, e o Embraer 190, para 100 passageiros, todos já certificados.
A certificação é o documento legal que atesta que a aeronave atende aos requisitos do projeto e de segurança de vôo e já pode ser entregue aos clientes. No Brasil, o órgão responsável pela homologação era o CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos. A certificação pela European Aviation Safety Agency (EASA) deverá ser concedida em breve, abrindo caminho para as primeiras entregas à empresa de baixas tarifas Flybe, sediada no Reino Unido, que encomendou 14 aviões EMBRAER 195. Os outros clientes que têm encomendas firmes de EMBRAER 195 são a GECAS, Royal Jordanian e Swiss. O EMBRAER 195 é o último membro da família de E-Jets a receber o certificado de tipo.
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