Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Noticias .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Constituição Federal de 1988 completa 18 anos.

Promulgada no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal completa, hoje, mais um ano de existência. Há 18 anos, a Carta consolidou a democracia no Brasil, resgatando as garantias e liberdades individuais, que eram asseguradas na Constituição de 1946, mas foram desrespeitadas a partir do regime militar. Dessa forma, o fortalecimento da democracia foi fundamental na construção do que se chamou de Constituição Cidadã, que privilegia a dignidade da pessoa humana.

Considerada detalhista, a Constituição Brasileira tem 250 artigos e mais outros 94 dispositivos  listados no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). Neles estão contidas diversas garantias ao cidadão como o direito à propriedade, à liberdade de ir e vir, de se expressar, de praticar a religião que se optar, de ter garantida a inviolabilidade de seu lar, de sua correspondência e de suas contas bancárias, salvo por decisão judicial. Por essa razão, a Constituição da República é considerada uma das mais avançadas do mundo na garantia dos direitos do cidadão.

A Constituição e o Supremo

Guardião da Constituição da República, o Supremo Tribunal Federal deve zelar pelo cumprimento das normas nela contidas, conforme o artigo 102 da própria Carta. No site do Tribunal, o cidadão pode acessar o texto da Constituição Federal de 1988, interpretado de acordo com o entendimento firmado pela Corte. O conteúdo está localizado no ícone “A Constituição e o Supremo” do link “Jurisprudência”.

O trabalho 'A Constituição e o Supremo' reúne os tópicos constitucionais já questionados na Corte e discutidos em julgamentos do Tribunal, seguidos da síntese do teor da decisão (ementa) e referências como o número do processo correspondente, o nome do relator e a data de publicação no Diário da Justiça.

O serviço, criado no ano passado por iniciativa da ministra Ellen Gracie, oferece a íntegra do texto constitucional com a jurisprudência comentada de diversos dispositivos, incluindo o ADCT e as emendas à Constituição. 'A Constituição e o Supremo' permite a consulta aos dados por meio de links dispostos no sumário ou pela leitura do texto completo (Constituição Federal e Jurisprudência). Esse conteúdo eletrônico corresponde a cerca de 1.200 páginas impressas.

Data: 15/12/2006

Fonte: www.stf.gov.br


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links