Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Tecnologia .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Para não perder o hábito...

PINGÜIM DE OURO
A Disney pagou cerca de US$ 700 milhões pelo site canadense Club Penguin (www.clubpenguin.com), que funciona como uma espécie de Second Life simplificado para internautas que têm entre 6 e 14 anos.

Segurança

Distribuição de energia pode ser atacada VIVA LAS VEGAS - Em conferência nos EUA, especialistas dizem que hackers podem invadir computadores de companhias elétricas

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quanto mais popular é a tecnologia, maior é o interesse dos especialistas em saber como ela funciona e depois testar seus limites. Na última semana, isso foi comprovado pelos dois principais eventos do calendário hacker: os encontros Defcon e Black Hat, ambos realizados em Las Vegas.

Reunindo mais de 6.800 inscritos, a Defcon (www.defcon.org) mostrou novamente que tudo pode ser "hackeado".

Além das tradicionais falhas em servidores e em sites, foram demonstradas brechas que permitem a invasão de áreas muito sensíveis.

O consultor de segurança da TippingPoint Ganesh Devarajan mostrou que os sistemas que controlam a distribuição de gás e de óleo podem ser subjugados com facilidade.

Devarajan exibiu vulnerabilidades no sistema Scada (Supervisory Control And Data Acquisition), usado no controle da infra-estrutura de companhias de energia do mundo todo.

Com computadores comuns, garante o especialista, terroristas poderiam invadir as redes internas das empresas e fazer os seus computadores entrarem em colapso. "Isso é assustador, pois o Scada controla nossa vida cotidiana", disse.

"Tudo o que precisa ser feito é enviar falsas requisições e você se comunica com as máquinas facilmente", concluiu. Com 4.000 participantes, a Black Hat (www.blackhat.com) abrigou palestrantes que mostraram falhas no MySpace, a rede social mais popular dos Estados Unidos.

Funcionário de uma empresa em Ohio, o especialista Rick Deacon foi à conferência para demonstrar falhas inéditas que fazem as redes sociais abrigarem páginas que ajudam golpistas a invadir computadores.

Os trambiques são feitos por meio de uma técnica chamada "cross-site scripting", que consiste em incluir códigos maliciosos em páginas de terceiros, sem o conhecimento dos administradores do site ou dos seus visitantes.

"O Facebook e o MySpace já corrigiram problemas que eles encontraram, mas isso é como uma caixa de areia", diz Deacon. "Há muitas falhas. Provavelmente são centenas de vulnerabilidades do tipo "cross-site scripting" . Não há maneira de eles encontrarem todas", alerta o especialista.

Em outra apresentação na Black Hat 2007, o chefe-executivo da empresa Errata Security, Robert Graham, demonstrou como é possível roubar dados de computadores que acessam redes Wi-Fi.

Para mostrar o tamanho do perigo, ele invadiu a conta de e-mail de uma das pessoas que assistiam à sua palestra.

Papelão
Logo no primeiro dia de Defcon, a jornalista da rede de TV norte-americana NBC Michelle Madigan foi "convidada a se retirar" da feira.

O motivo: sem se identificar, ela tentava filmar confissões de hackers que teriam cometido algum crime.

O programa Dateline, para o qual Madigan trabalha, exibe uma série de reportagens com câmeras escondidas entrevistando pedófilos.

Pedófilos do Orkut são denunciados
DA REPORTAGEM LÇCAL

De acordo com números da Safer Net Brasil (www.denunciar.org.br), apenas entre janeiro e junho deste ano foram encontrados mais de 45 mil perfis de usuários ou comunidades contendo material de pedofilia na rede social Orkut, que é acessada por dezenas de milhões de brasileiros.

O balanço do site, que recebe denúncias sobre abusos cometidos pela internet, foi assustador.

Foram enviadas quase 600 mil denúncias, e cerca de 180 mil fotos de crianças em poses sensuais ou pornográficas foram encontradas.

Informação
Para informar os pais e combater esse nefasto cenário, o braço brasileiro da ONG World Child- hood Foundation (www.wcf.org.br) lançará nesta semana uma cartilha que tem como objetivo ajudar o combate a pedofilia e outros abusos cometidos na internet.

O livreto "Navegar em Segurança" será distribuído nos prédios da rede Sesi/Senai e no shopping Pátio Higienópolis, na cidade de São Paulo.
(JB)


Filme dos Simpsons é transformado em "hit" pelos pirateiros da rede BitTorrent

DA REPORTAGEM LOCAL
Talvez a maior qualidade do seriado "Os Simpsons" seja a acidez das suas piadas. Na versão da animação para o cinema, a clássica seqüência de abertura mostra Bart de castigo escrevendo na lousa "I will not illegally download this movie" (não baixarei esse filme ilegalmente, em português).

O chiste escancara a fase atual do cinema, que é lento demais se comparado às redes de troca ilegal da internet.

O longa da família estreou em julho nos EUA. Aqui no Brasil, o filme só começa a ser exibido no próximo dia 17.

Enquanto isso, os piratas fazem a festa, distribuindo arquivos que mostram "Simpsons"de maneira precária, com filmagens da tela do cinema e direito a cabeças de outros expectadores passando na frente.

Mesmo com a falta de qualidade, as versões piratas do filme pipocam na internet.

No polêmico portal Pirate Bay, que publica links para baixar arquivos da rede BitTorrent, uma pesquisa pelo termo "simpsons movie" retorna mais de 60 resultados.

Na maioria deles, as gravações clandestinas são compartilhadas por milhares de usuários simultaneamente.

Um dos arquivos mais populares tinha mais de 4.500 fontes de download disponíveis.

O popular "Transformers", por exemplo, tinha menos de 2.400 fontes. A abundância de pirateiros faz com que a cópia do documento seja mais rápida, pois os programas da rede BitTorrent baixam partes do arquivo vindas de diferentes máquinas.

Quanto mais gente participando, melhor. A procura pelas versões piratas do filme até mudou a página principal do Pirate Bay, que agora exibe caricaturas de seus criadores desenhadas no estilo con

Irineu Francisco Barreto Jr.
Fundação Seade
http://www.seade.gov.br
FMU - Mestrado em Direito da Sociedade da Informação
http://www.fmu.br/mestrado/

 

Data: 11/08/2007

Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links