Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Tecnologia .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Rio Grande do Sul implementará certificação digital nos serviços públicos

Implantar um laboratório de certificação digital é o que prevê a cooperação entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (II/UFRGS), com apoio da Autoridade Certificadora do Estado do Rio Grande do Sul (AC-RS). A montagem desse laboratório faz parte do projeto para criação do Núcleo de Aplicação de Certificação Digital em software (NAC), cujo desafio é adaptar aplicativos já existentes em órgãos da administração pública do estado, de forma a garantir uma maior segurança em seu uso e acesso por meio de diversos mecanismos de certificação digital.

Para discutir as diretrizes do projeto, bem como prazos e orçamento, uma reunião foi realizada ontem (26/03), em Porto Alegre. Estiveram presentes: o diretor de Infra-estrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Administração do ITI, Cristiano Cunha, o corpo de docentes do Instituto de Informática da UFRGS, representantes da AC-RS e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS).

A Universidade disponibilizará espaço para o laboratório e professores, o ITI contribuirá com recursos e fará o acompanhamento técnico dos trabalhos, a AC-RS vai fazer toda a articulação entre os parceiros e a PROCERGS vai fazer uso das tecnologias desenvolvidas pelo NAC na adaptação dos sistemas do estado.

O laboratório terá equipamentos e softwares necessários ao desenvolvimento das atividades de sete grupos de trabalho. Segundo Maurício Coelho, a idéia é elaborar cursos voltados para desenvolvedores de aplicações de certificação digital, além de desenvolver ferramentas e componentes de softwares para facilitar a implementação de certificados digitais na administração pública. A expectativa é que dê início a montagem do laboratório e as atividades a partir do próximo semestre, e a conclusão do projeto está prevista para 2010.

O Estado do Rio Grande do Sul se interessa em promover as ações voltadas para a difusão da tecnologia de certificação digital no âmbito da administração pública. A principal razão é que a utilização de certificados digitais possibilita a simplificação e a racionalização de diversos procedimentos da administração, resultando em melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Além disso, o projeto vai propagar o uso desta tecnologia para os sistemas da iniciativa privada e incentivar o seu desenvolvimento no meio acadêmico.

Segurança eletrônica é prioridade na Casa da Moeda

A Casa da Moeda do Brasil segue na adoção da certificação digital como forma de agregar valor aos produtos da empresa. Essa foi a informação que a Assessora de Comunicação do ITI, Denise Direito, recebeu durante visita ao órgão na última terça-feira (25/3), no Rio de Janeiro. Além da impressão do dinheiro brasileiro, a Casa da Moeda produz outros impressos que exigem elevado grau de segurança, tais como selos e passaportes. Mesmo os formulários de segurança impressos começam a demandar intensa necessidade de segurança eletrônica, como por exemplo, as carteiras de identificação profissional, como de contadores e advogados, que já recebem certificados digitais para serem usadas como identificação profissional e também para darem prosseguimento a trâmites eletrônicos.
 
Segundo o chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Gráfica (DVPG) Leo Oberstern, a Casa da Moeda é usuária da certificação digital em alguns procedimentos internos para garantir a confiabilidade no trâmite de informações entre a empresa pública e os clientes. A Casa da Moeda pretende ser uma Autoridade Certificadora da ICP-Brasil.

Benefícios da certificação digital é tema de palestra

O assessor da Diretoria de Infra-estrutura de Chaves Públicas do ITI, Ruy Ramos, participou hoje (27/3), em São Luiz (MA), do 2° Encontro da Comunidade de Tecnologia da Informação e Comunicação do Governo do Estado do Maranhão (ETIC.MA). Ele fez uma palestra sobre os conceitos envolvidos em certificação digital, benefícios na utilização dessa tecnologia e casos de sucesso. O evento reuniu profissionais da área de TIC do Poder Executivo Estadual. Foram também discutidos temas como: o planejamento estratégico, infovia e municípios digitais, automação de governança, gestão de risco em instituições governamentais, software livre, compras governamentais, entre outros assuntos.

Data: 04/04/2008

Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links