Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Tecnologia .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Governo eletrônico e crimes cibernéticos

Hoje pretendemos iniciar uma discussão sobre os crimes cibernéticos e o governo eletrônico, tentando identificar a relação que existe entre estas temáticas. O principal motivo para suscitar este assunto é que iniciou hoje, quarta-feira, dia 26 de setembro de 2007, mais uma edição da ICCYBER, a IV Conferência Internacional de Crimes Cibernéticos, que acontece em Guarujá (SP) e se propõe a discutir assuntos como, por exemplo, os crimes no espaço cibernético e as legislações aplicáveis a tais crimes tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Neste cenário, é oportuno refletir qual a importância que o combate aos crimes cibernéticos representa para o governo eletrônico. Na sociedade em rede, fica cada vez mais evidente a necessidade de garantir um ciberespaço seguro para que haja confiança nas relações entre o governo e o cidadão, neste sentido é que se deve debater também a necessidade de segurança jurídica em face aos crimes cibernéticos (DIAS, 2007).

Assim, surgem iniciativas como o Projeto Nota Fiscal Eletrônica (e-NF), e a partir daí, devemos nos questionar: Será que a nota fiscal eletrônica poderá contribuir para reduzir a sonegação fiscal? Mesmo diante de um cenário pessimista onde imperam os crimes cibernéticos (SANTOS, 2006), penso que a resposta pode ser positiva. Evidentemente que não basta implantar o sistema, é preciso investir em políticas de segurança da informação e adotar práticas de gestão do conhecimento de forma adequada.

Portanto, os crimes cibernéticos não podem ser um obstáculo para o governo eletrônico no sentido de inviabilizar projetos que contribuam para a eficiência da Administração Pública, pelo contrário, o uso das novas tecnologias pode ser aplicado não apenas para aproximar a relação entre o governo e o cidadão, mas também é possível desenvolver mecanismos que auxiliem no combate aos crimes cibernéticos, identificando invasões e protegendo os sistemas de informações de órgãos da administração e do governo.

Referências bibliográficas

DIAS, Virgínia Soprana. Aspectos da Segurança Jurídica no Âmbito dos Crimes Cibernéticos. Monografia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007. 74 p.

SANTOS, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo. 'A nota fiscal eletrônica e o atual cenário do cibercrime'. Tema para o trabalho preventivo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. In: Proceedings of the International Conference of Forensic Computer Science. Departamento de Política Federal: Brasília, 2006. pp.75-81.

Data: 18/04/2008

Fonte: E-gov Brasil


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links