Entre os dias 05 e 07 de maio, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, serão realizados o I CITISEG -Congresso Internacional de Tecnologia da Informação em Seguros e a I Expo TI – Exposição de Produtos e Serviços de Tecnologia da Informação em Seguros.
Com realização da APTS -Associação Paulista de Técnicos de Seguros – APTS, coordenado pelo Sr. Marco Damiani – Diretor de Tecnologia, e com a organização da GBrazil Feiras, o CITISEG, em sua primeira edição, diversas palestras em sua programação, entre elas “ Tecnologia para a nova geração de seguradoras” , que será proferida pelo diretor de desenvolvimento de negócios da Consis Internacional, da Flórida, EUA, Sr. Juan Medina.
O palestrante é responsável pela abertura de negócios de tecnologia na indústria de seguros e possui uma experiência de mais de 25 anos dirigindo a área de TI em grupos seguradores na América Latina e Espanha, através dos quais tem obtido êxito em projetos nas áreas de negócios, incluindo seguradoras, resseguradoras, corretores de seguros e de resseguros.
O tema a ser desenvolvido trará pontos relativos à nova geração de seguradoras, as quais precisam dispor de uma área de TI alinhada com a área de negócios, que ofereça arquitetura de seguros e ferramentas muito competitivas para poder manipular com sucesso os desafios que impõem o mercado, tais como criação de novos produtos, benchmarking, capacidade de atendimento rápido das novas regras legais, entrada em novos nichos e redução de custos.
Segundo Juan Medina, o segmento de tecnologia da informação, tradicionalmente, tenta entender as necessidades das áreas de negócios para produzir os sistemas de informação esperados. TI deve converter-se no facilitador e sócio das áreas de negócios para oferecer agilidade, através de uma arquitetura transformadora.
“É fundamental uma mudança da função da área de TI, com a geração de sistemas que possam dar mais autonomia aos usuários. Para isso, além do conhecimento de arquitetura de sistemas e funcionalidades do negócio, a área de TI deve apoiar as estratégias e prioridades de negócio, contribuir como agente de mudança organizacional, entregar soluções bem mais configuráveis e definir novos modelos de informação”, explica Medina.
O evento vai propiciar aos congressistas participantes a interação e o debate com personalidades nacionais e internacionais, que trarão as mais recentes pesquisas e tendências em tecnologia da informação, comunicação e segurança da informação, que já estão em uso e serão exigidas pelo mercado brasileiro de seguros neste ano.
Na EXPO TI, que acontece paralelamente ao congresso com a participação de sessenta expositores, os visitantes vão vivenciar soluções em aplicações, produtos e serviços para seguros, internet fixa e móvel, banda ultralarga, novos aplicativos de comunicação e informação, infra-estrutura tecnológica para seguros, segurança da informação, inovações do comércio eletrônico e certificação digital, gerenciamento eletrônico de documento, mobilidade, vídeo conferência e ensino à distância.
Os eventos idealizados pela Revista Seguro Total e pela Broker Serviços e Sistemas, tem o apoio do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Associação Brasileira de Segurança da Informação – Abrasinfo, da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Câmara-e.net, da Federação Nacional de Corretores - Fenacor, da Associação Brasileira de Entidades de Corretores de Seguros – Abracor, da Superintendência de Seguros Privados – Susep, da Associação Brasileira de Gerência de Risco – ABGR, da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro e do Sindicato dos Corretores de Seguro de São Paulo – Sincor SP.
Data: 25/04/2008