A Microsoft colocou fim da história que se arrasta há três meses em sua tentativa de aquisição do Yahoo. A companhia anunciou que desiste do negócio, em comunicado publicado no sábado, 3 de maio.
A Microsoft chegou a elevar em cerca de US$ 5 bilhões (US$ 33 por ação) a oferta pelo Yahoo, que desde o início considerou baixo o valor de US$ 44,6 bilhões (US$ 31 por ação, considerando o preço das ações em 31 de janeiro). O Yahoo manteve a posição.
Em comunicado, o CEO da Microsoft Steve Ballmer afirma que a proposta fazia sentido para a Microsoft, para o Yahoo e para o mercado como um todo. Para Jerry Yang, CEO do Yahoo, Ballmer comentou, em carta, a dinâmica do segmento de buscas online, concluindo que sua atitude favorece a já folgada posição de concorrência do Google.
O Yahoo respondeu à decisão da Microsoft ressaltando o foco em suas estratégias para elevar o valor da companhia aos acionistas. Yang se diz orgulhoso do caminho que seu time trilhou nos últimos três meses, e que o fim da tentativa de aquisição pela Microsoft os deixa livres para focar em estratégia.
Data: 05/05/2008