Os sistemas de prevenção de intrusos em redes sem fio (WIDPS) estão se configurando como um grande mercado, à medida que as redes se expandem e as ameaças se tornam mais complexas. A análise é da consultoria Frost & Sullivan.
Segundo estudo feito pela empresa, esse mercado alcançou receita de 150 milhões de dólares no ano passado. A estimativa é que esse montante suba para 572,4 milhões até 2014.
As regulamentações de mercado, segundo a Frost, são um grande impulso para o mercado. Por não serem tão seguras quanto as redes com fio, os governos estão demandando legislações para empresas que utilizem redes wireless.
Padrões como PCI, HIPAA e leis como a Sarbanes Oxley têm tido enorme influência para o crescimento do WIDPS.
Mas, a falta de conhecimento sobre os produtos disponíveis acaba gerando alguma confusão. De acordo com a consultoria, empresas que implementam redes sem fio esperam que a segurança já esteja incluída nos equipamentos.
O problema é que esse não é o caso para muitos fornecedores. Além disso, o nível de segurança necessário depende do segmento em que a empresa atua. Por esse motivo, é preciso identificar em qual nível de proteção a companhia se encaixa.
Data: 22/05/2008