Um novo tipo de roubo de identidade foi descoberto pelos fabricantes de equipamentos de Voz sobre IP, ou VoIP, como é conhecido o sistema de roteamento de conversação humana utilizando a internet. A nova prática dos hackers, os piratas eletrônicos, consiste em rastrear os sistemas VoIP das contas dos usuários.
A empresa ?Newport Networks? afirmou que registros de usuários e senhas de VoIPs de contas telefônicas são vendidos online por uma quantia maior que cartões de crédito roubados. O acesso a essas informações roubadas permitem que qualquer pessoa possa usar o serviço de telefone de graça.
A nova moda de roubo de informações pessoais dos usuários, cada vez mais freqüente na rede, é motivo de preocupação para o vice-presidente de produtos da Newport, Dave Gladwin.
?A prática ainda está em uma fase ?embrionária?, mas, à medida que os sistemas de adoção de voz forem aumentando, ela se tornará mais que um problema e precisaremos de recursos. Os detalhes não são enviados como um simples texto, mas são codificados de uma maneira extremamente fácil de ser ?capturada e desvendada??, declarou.
O problema, no entanto, é maior para os consumidores que para os empresários, uma vez que estarão vulneráveis às redes caseiras wi-fi sem segurança. Haverá, também, uma mudança de custo para instalar programas adicionais de proteção.
?A maioria desses softwares é capaz de rodar em um computador no modo de segurança, mas se os provedores aceitarem?, completou Gladwin.
Data: 03/06/2008