As instituições financeiras devem estar atentas com o uso da conta de e-mail corporativo
As comunicações oficiais de trabalho devem ser feitas a partir do e-mail da corporação ou da agência governamental. Os e-mails voltados às ações de trabalho, não pode ser utilizada conta de e-mails privados.
O assunto é alvo de destaque e discussões no mundo todo. O FBI investiga e-mails da Governadora do Alaska e candidata republicana a vice-presidência dos EUA que supostamente teria usado o e-mail do Yahoo para tratar de assuntos oficiais.
A imprensa americana notícia que hackers teriam invadido e publicado na internet parte do conteúdo da caixa de e-mail da Governadora Sarah Palin.
A invasão da conta do Yahoo foi atribuída a um grupo ativista conhecido como Anonymous, que teriam deixado expostos na rede imagens feitas a partir da tela da conta que era hospedada pelo Yahoo, foram colocadas na internet do dia 17 de setembro p.p.
Nos EUA a discussão ganhou relevo após a descoberta de que o Governo Bush se utilizou de contas particulares para conduzir assuntos da Casa Branca.
No Brasil é uma tendência dos Tribunais no sentido de que os e-mails e equipamentos corporativos devem ser usados para o trabalho. Por esta colocação é uma tendência de que é inerente ao Contrato de trabalho que os funcionários venham a utilizar exclusivamente o e-mail da empresa para tratar de assuntos de trabalho.
Muitas máquinas monitoram as gravações ou não permitem que esta seja feita, cópias de informações de trabalho são enviadas on-line para contas de e-mail. Desta forma os funcionários enviam as informações para uma conta de e-mail particular. Ou seja, o funcionário acaba criando um Banco de dados externo, contando que terá todas as informações daquela empresa disponível para aplicar em um futuro emprego.
Data: 29/09/2008 20:55:50