A americana Lucent Technologies, fornecedora global de redes para telecomunicações, escolheu o Brasil para instalar o seu terceiro laboratório no mundo dedicado à pesquisa e desenvolvimento para softwares e equipamentos voltados à segurança. Além da unidade inaugurada ontem em Campinas (SP), cujo valor do investimento não foi revelado, a companhia, mantém centros similares nos Estados Unidos e na Alemanha.
Inicialmente com cinco pesquisadores, o laboratório local customizará soluções de segurança globais da Lucent como também desenvolverá aplicações para o mercado mundial. O centro local será responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento das soluções para garantir o controle do tráfego e a segurança da rede de uma operadora de telefonia inglesa contra ataques de negação de serviço distribuído (DoS). 'O potencial é grande. O Brasil é um grande celeiro para a área de segurança. Tem os melhores hackers', diz o gerente de Consultoria em Segurança da Lucent, Paulo Perez.
A área de soluções para segurança faz parte da divisão de serviços da companhia, hoje responsável por 35% dos seus negócios globais. No Brasil, uma operadora já utiliza os serviços de segurança da companhia e outras três estão testando algumas aplicações, diz o gerente sem revelar mais detalhes sobre as negociações.
Entre os projetos em andamento no centro local, está a nacionalização de uma solução para a detecção de fraudes envolvendo a clonagem de celulares - um dos grande problemas enfrentados pelas operadoras de telefonia móvel.
A Lucent fez convênio com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área e prevê novas parcerias com instituições de outras regiões do Brasil.
Data: 15/12/2006