Os organizadores do projeto One Laptop per Child (OLPC), lançado pelo pesquisador Nicholas Negroponte do Massachussets Institute of Technology (MIT), estão convidando os melhores hackers do mundo para ajudarem a aprimorar a segurança do laptop de US$ 100.
Segundo o site Security Focus, quando os primeiros 100 milhões de laptops forem entregues na primeira fase de implantação do projeto, será criada a maior monocultura de sistemas computacionais do mundo. E tamanha homogeneidade de equipamentos, softwares e sistemas operacionais oferece diversos riscos de segurança. "A segurança dessas máquinas é, de longe, o trabalho mais difícil que já fiz na minha vida", disse Ivan Krstić, diretor de segurança do OLPC.
"Queremos que eles tenham contato, vejam a documentação, brinquem com a máquina e tentem 'quebrar' seu sistema", disse o executivo, que ainda completou que a idéia é tentar eliminar todas as possibilidades de alguma coisa sair errada com o laptop. "E nós não podemos correr esse risco".
O laptop de US$ 100 utiliza uma BIOS personalizada e uma versão especial do Red Hat Linux. Além disso, o equipamento terá conectividade WiFi e um ambiente gráfico GNOME embutido.
Data: 15/12/2006