A maior terceirizadora de produção do mundo planeja aporte de um bilhão de dólares em novo parque industrial na cidade chinesa de Wuhan.
Por COMPUTERWORLD
18 de dezembro de 2006 - 12h15
O grupo de tecnologia Foxconn, de Taiwan, anunciou que vai passar a produzir produtos eletrônicos como câmeras digitais e monitores de PCs na sua nova unidade de Wuhan, uma das cidades mais populosas da região central China. A empresa é conhecida por ser um dos maiores terceirizadores de produção do mundo, manufaturando eletrônicos como os celulares da Nokia, os tocadores de mp3 iPod e os consoles de PlayStation 2.
O anúncio segue uma série de propostas similares de um bilhão de dólares feitas pela Foxconn. É uma notícia importante também para o governo chinês, já que ele vem lutando para levar novos investimentos para áreas fora do centro de desenvolvimento do país, a região oeste.
Em outubro, a companhia anunciou um plano de um bilhão de dólares para construção de fábrica em Huai'an. Já em novembro, foi a vez de divulgar planos de investimentos de 1,2 bilhões para construção em Langfang, cidade próxima a Beijing. Ao todo, a organização já investiu mais de 800 milhões de dólares na China. Ele já é dona do maior exportador de TI do país, a Hong Fujin Precision Industry, que sofreu ataques intensos graças aos reportes, no início do ano, de mau tratos aos seus operários na fábrica de iPod.
A Intel foi uma das primeiras gigantes de tecnologia a investir nas áreas mais interioranas da China. Anos atrás, a produtora de chips anunciou suas intenções de gastar 200 milhões de dólares em uma fábrica na cidade de Chengdu.
Dan Nystedt - IDG News Service, Taipei
Data: 20/12/2006