27 de Dezembro de 2006 - Os profissionais de TI estão passando a ser mais valorizados nas empresas. Muito se fala sobre o tema governança corporativa, assunto este que tem tido cada dia mais importância, sobre o qual também podemos encontrar opiniões e progressos feitos, diariamente nos jornais, revistas públicas e meios de comunicação mais dirigidos. Como todos sabem governança corporativa contempla uma gama de temas sobre como fazer uma boa gestão nas empresas. Hoje quero chamar a atenção dos leitores para um dos itens da governança corporativa que é a governança de tecnologia (TI). Se fizermos uma pergunta muito simples aos principais executivos das empresas: qual é o valor que a área de tecnologia traz a seus negócios? Com um grau de assertividade muito grande, as respostas serão quase unânimes: a área de tecnologia é cara, a área é uma caixa-preta, as pessoas da área são complicadas, tudo é difícil e demora muito tempo para executar, além do uníssono tom de que a área tem custos muito altos. A grande questão a enfrentar e debater é que a tecnologia deveria e deve ser um facilitador para os negócios, a tecnologia tem que estar a favor e não contra, como hoje se percebe. Grandes paradigmas têm sido quebrados, como troca de Chief Information Officer (CIO), as empresas têm procurado profissionais de outras áreas, profissionais que têm conhecimento e experiência nos negócios, quebrando-se o tabu de que o CIO tem que necessariamente ser um profissional com larga experiência em tecnologia da informação. Essa procura por profissionais que demonstrem sensibilidade para os negócios traz um alento e esperança para os altos executivos, que passam a exigir que a tecnologia passe a ser facilitador e não um complicador para os negócios. Espera-se que a área seja ágil, que tenha profissionais sensíveis e grandes aliados aos desafios dos negócios, que os custos sejam compatíveis e proporcionais aos benefícios e ganhos que a tecnologia traz e que os sistemas sejam parametrizados, para que novos produtos e serviços possam ser oferecidos aos clientes, sem que seja necessário esperar meses e meses com grandes mudanças nos softwares. Falemos então sobre a governança de tecnologia. Quais são os benefícios e vantagens para todos quando bem implementada nas empresas? Os itens que trazem uma grande mudança no dia-a-dia das empresas são: comitê de tecnologia com a participação de executivos das principais áreas da empresa, níveis de serviços são definidos e acordados com as áreas usuárias, reavaliação de arquitetura de sistemas para que sistemas mais abertos e flexíveis sejam implementados, o planejamento estratégico tem a participação da área de tecnologia para alinhar as necessidades. Claro que a quantidade de itens que contemplam a governança de tecnologia é bastante mais extensa e quase todos têm que ser considerados para um melhor aproveitamento da tecnologia em favor dos negócios, mas se definirmos os itens acima como prioridade, as quebras de paradigma já poderão ser observadas e sentidas. Com os desafios de concorrentes cada dia maiores, com a pressão de melhorar os lucros, com a necessidade de reinventar e lançar novos produtos e serviços com mais rapidez no mercado, torna-se imprescindível que os profissionais de tecnologia sejam profissionais de negócios, que estejam alinhados e apoiando as áreas de produção, de vendas, de marketing e áreas de administração com o mesmo senso de urgência. As empresas multinacionais e abertas estão sendo pioneiras em tomar a decisão de implementar a governança de tecnologia, devido às políticas e normas que acabam sendo adotadas pela governança corporativa. Todos são beneficiados com a adoção dessas novas práticas: a empresa que passa a não ter que lidar mais com uma caixa-preta, rapidez nos lançamentos de novos produtos e serviços ao mercado, custos previsíveis e em alguns casos mais baixos devido à adoção de sistemas de mercado (pacotes) e não desenvolvimentos internos e um nível alto de disponibilidade e qualidade da tecnologia. Os profissionais de tecnologia passam a ser mais valorizados nas empresas, passam a ser vistos como aliados, os que contribuem com os objetivos e metas. Outro grande benefício para o CIO e seus profissionais e' que eles passam a ter uma carreira mais ampla e com mais oportunidades, estão melhor preparados para as outras áreas de negócios das organizações. Somente existem vantagens na implementação da governança de tecnologia, por que não iniciar? Presidente das Executivas de São Paulo; sócia fundadora da Direttiva. Próximo artigo da autora em 9 de janeiro Data: 29/12/2006
Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 3)(Maria Fernanda Teixeira)
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