A Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) lançou um relatório sobre a influência da tecnologia de internet banda larga atualmente. Segundo o estudo, a conexão banda larga tem se tornado tão valiosa para o setor de negócios que os países em desenvolvimento, com acesso escasso ou falta de infra-estrutura para provê-la em um custo racional, estão sofrendo uma desvantagem competitiva.
A UNCTAD constatou ainda que a internet banda larga aumenta a produtividade e competitividade entre as nações, por isso ela gera bilhões de dólares por ano para o produto interno bruto dos países desenvolvidos.
O relatório aponta também que a lacuna entre ricos e pobres foi potencializada pela internet, uma vez que o número de assinantes da banda larga nos países ricos aumentou de 15% para 158 milhões na última metade de 2005. Na União Européia, 63% possuem banda larga. Já nos países em desenvolvimento, menos de 1% das empresas em 48 das 71 nações estudadas utilizam a banda larga no lugar das conexões discadas. (24/11/06)
Data: 04/01/2007