Por Lucas van Grinsven
LAS VEGAS (Reuters) - A Visa, maior operadora de cartões de crédito do mundo, lançou um sistema global que transforma telefones móveis em carteiras para milhões de consumidores em um acordo com a maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia.
Os usuários podem pagar suas compras passando seu telefone em uma máquina que lê um microchip instalado no aparelho. Os consumidores, então, confirmam a compra apertando um botão.
A plataforma é resultado de muitos anos de testes ao redor do mundo e permitirá pagamentos tanto remota quanto pessoalmente.
Os usuários também podem administrar suas faturas e fundos a partir de seus aparelhos, de acordo com comunicado das Visa divulgado na Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas. A IBM também ajudou a criar o sistema de pagamento.
A Visa usará padrões de tecnologia globais que foram selecionados e desenvolvidos ao longo dos últimos anos por grupos como o Mobile Payment Forum, que reúne as maiores operadoras de cartão de crédito, companhias de telecomunicações, fabricantes de chips e de aparelhos celulares do mundo.
O sistema sem fio que irá conectar telefones celulares aos sistemas de pagamento nos pontos de venda será o chip Near Field Communication (NFC), que ficará oculto sob a capa do celular e fará contato quando passado sobre um leitor.
Esta tecnologia sem fio, desenvolvida pela ex-unidade da Philips NXP e pela Sony, já é usada amplamente em cartões de transporte público.
A Visa disse que seu sistema de cartões e pagamentos movimenta atualmente um volume de mais de 4 trilhões de dólares em vendas ao redor do mundo.
Em outubro, a JCB, principal operadora de cartões de crédito do Japão, iniciou seu primeiro teste de sistema similar com a Nokia e a operadora celular KPN em 7 lojas na Holanda, com 100 proprietários de cartões.
Outros testes ocorridos na Alemanha e na Finlândia permitiram o pagamento de passagens no transporte público.