A Baosteel Group Corporation, maior produtora chinesa de aço, está interessada em adquirir jazidas minerais da Bahia e investir nas infra-estruturas do estado brasileiro.
O governo baiano anunciou que vai abrir licitações para a exploração das jazidas minerais do estado em abril de 2008.
Resultado dos contatos feitos durante a última viagem do governador da Bahia, Jaques Wagner, à China, no final de novembro de 2007, uma comitiva da empresa chinesa Baosteel Group Corporation, liderada pelo vice-presidente mundial do grupo, Zhang Dianbo, participou no último dia 20 de dezembro, na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), de uma reunião com o objetivo de conhecer de perto as oportunidades de negócios no estado nordestino.
"A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) apresentou a responsáveis da Baosteel uma série de potenciais minerais que serão licitados e falou de projetos já em andamento no estado", disse Antônio Celso Alves Pereira Filho, superintendente da SICM.
A atividade mineral, o projeto da ferrovia da Integração Oeste-Leste, a hidrovia do rio São Francisco e as propostas de modernização dos portos baianos foram alguns dos temas abordados durante aquele encontro.
De acordo com o vice-presidente da empresa no Brasil, João Zhao, o grupo tem interesse em investir na Bahia, principalmente na área mineral.
"O grupo Baosteel é a maior siderúrgica da China, e as recentes descobertas de jazidas de ferro na Bahia colocam o estado como uma opção de investimento do grupo", afirmou Zhao.
"O estado da Bahia hoje quer ser o grande parceiro dos investidores que desejam promover o desenvolvimento econômico, e essa estratégia do governo de promover encontros de negócios e missões a outros países em busca desses investidores está dando resultados", afirmou o chefe-gabinete da SICM, Milton Alói.
Segundo o superintendente da SICM, o grupo chinês mostrou-se animado também com projeto da linha ferroviária Oeste-Leste, cujas obras devem começar em 2009.
A linha ferroviária ligará a cidade de Barreiras, no noroeste baiano, ao litoral sudeste do estado, entre as cidades de Ilhéus e Itacaré. Posteriormente, o governo federal pretende estender a ferrovia até Sorriso, no Mato Grosso.
O grupo chinês Baosteel mostrou também interesse no projeto de construção de um novo porto na Bahia, uma vez que os três grandes portos do estado (Salvador, Aratu e Ilhéus), estão operando próximos à capacidade máxima.
Os representantes da Baosteel constataram que existem jazidas importantes próximas à operação que eles possuem atualmente no estado do Espírito Santo.
A empresa chinesa tem no estado vizinho uma "joint venture" com a Companhia Vale do Rio Doce, no seu primeiro investimento em uma siderúrgica fora da China. As informações foram divulgadas pelo Jornal da Mídia e pela agência Macauhub.
Data: 12/03/2008