O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, considerou que o mercado chinês continua promissor, e que existe boa vontade de receber importações do Brasil.
"A China está em processo de mudança e já importa um pouco dos EUA, além de estar iniciando importações da União Européia," afirmou Camargo Neto, que retornou da China no final de semana passado, de uma missão do Ministério da Agricultura brasileiro.
O país asiático mantém o alto consumo de mercadorias e é hoje o maior produtor e consumidor mundial de carne suína.
"A China passou de exportadora à importadora e continuará nesse processo de forma permanente. Essa é uma mudança importante", disse Camargo Neto.
O executivo acompanhou a missão chefiada pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, e estiveram reunidos nos dias 13 e 14 com os representantes da Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena do Estado da China, em Beijing.
Também esteve presente o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Nelmon Costa.
"A reunião correu bem. Falta agora agendar uma visita das autoridades sanitárias chinesas ao Brasil", concluiu o presidente da Abipecs.
Data: 25/03/2008