Realizada no sábado (22), a eleição presidencial de Taiwan elegeu o candidato do partido Kuomintang (KMT), Ma Ying-jeou.
A votação registrou o comparecimento de 76% de eleitores às urnas. Ma Ying-jeou alcançou 58,45% dos votos válidos (ou 7,658.724 cédulas) enquanto o candidato do Partido Democrata Progressista (DPP), Frank Hsieh, ficou com 41,55% (5,445.239), de acordo com a contagem oficial da Comissão Eleitoral.
O KMT deve assumir o governo no dia 20 de maio próximo, após oito anos sob o governo do DPP, com o presidente Chen Shui-bian. O novo eleito, Ma Ying-jeou, advogado e ex-prefeito de Taipei, capital de Taiwan.
Também no dia 22 de março, dois referendos foram realizados em todo o país. Representando o valor da democracia, visível numa nação soberana e independente, o referendo teve como objetivo propor à população o interesse na participação do país como membro da Organização das Nações Unidas (ONU), seja com o nome Taiwan ou República da China.
Nenhum dos dois resultados obtidos, no entanto, teve aprovação devido ao fato de não ter o mínimo de 50% de votantes registrados. Para a primeira opção, a resposta foi de 5,53 milhões, enquanto a segunda teve 4,96 milhões de aceitação. O quadro mostra, assim, o desejo das pessoas de participar do organismo internacional e o direito de a população expressar sua opinião.
Os resultados significam a vibrante democracia, e o governo de Taiwan deve continuar os seus esforços para atingir seu objetivo e buscar apoio da comunidade de democracias progressistas em favorecer a justiça em Taiwan.
Data: 25/03/2008