Beijing, 1º abr (Xinhua) -- A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) deu início hoje, menos de 130 dias antes da abertura da Olimpíada de Beijing, a última inspeção das instalações e dos preparativos operacionais de Beijing para o maior evento esportivo mundial.
A comissão, liderada por Hein Verbruggen, inspecionará todas as áreas de operações do evento, que incluem promoção, compra de bilhetes, transporte e planos das cerimônias de inauguração e encerramento. Os inspetores também examinarão os planos eventuais de poluição grave que causaria eventos adiados ou reprogramados.
"Com apenas 129 dias, as minhas sensações estão dominadas pela mistura de alegria e tristeza", disse Verbruggen na inauguração de reuniões.
"Alegria é porque, em alguns meses, teremos o privilégio de testemunhar que todos os trabalhos pesados durante os últimos sete anos finalmente darão frutos quando os atletas do mundo competirão nas instalações maravilhosas de Beijing 2008, e as Olimpíadas mágicas reunirão o mundo novamente", manifestou.
"No entanto, também estou com tristeza, porque a nossa viagem comum está terminando. E esta será a última vez que toda a comissão se junta para trabalhar".
O COI está sob crescente pressão da opinião pública internacional no sentido de influenciar o governo chinês sobre uma série de questões políticas. Verbruggen disse que o COI não tem nenhuma intenção de intervir diretamente em assuntos políticos.
Data: 02/04/2008