Brasília, 3 abr (Xinhua) -- Existe muita troca de visitas entre a China e o estado brasileiro do Paraná, mas têm que trabalhar de forma mais dinâmica e substancial, ressaltou nesta quarta-feira o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing.
O embaixador chinês fez a declaração quando almoçou com o governador do estado do Paraná, Roberto Requião, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
'O embaixador procura intensificar as relações culturais e comerciais com o Paraná, e vamos ampliar esse intercâmbio. Pouca gente sabe, mas o Paraná possui mais de dois mil chineses', afirmou Requião.
O embaixador conversará com secretários e outras autoridades para pautar estratégias que intensifiquem os negócios entre a China e Paraná durante sua visita ao estado brasileiro.
'Vejo que existe muita troca de visitas, mas temos que trabalhar de forma mais dinâmica e substancial. O Paraná é um celeiro do país, forte no setor pecuário e está se desenvolvendo muito na área de logística e indústria. É um Estado que está em ascensão econômica', ressaltou Duqing.
O secretário de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, que participou do almoço, também se reunirá com o embaixador.
Ele ressaltou a participação do Paraná em feiras chinesas e a vinda das missões ao Estado, como ocorrido há dois meses, quando oito empresários visitaram o Paraná interessados nos setores de infra-estrutura, logística e importação de commodities.
'A China é um dos principais mercados nossos para commodities, principalmente na área de soja', disse Virgílio. 'Vamos conversar para ativar novos negócios, missões empresariais e rodadas de negócios.
Temos andado muito nos últimos quatro anos em termos de negócios com a China', completou o Virgílio.
Data: 03/04/2008