Beijing, 7 abr (Xinhua) -- A Bolsa de Mercadorias de Dalian (BMD) tornou-se no segundo maior mercado de futuros de produtos agrícolas do mundo em termos de volume de transações, segundo as estatísticas mais recentes da Associação da Indústria de Futuros dos Estados Unidos.
O volume de transação dos futuros de produtos agrícolas da BMD representou 29% do total global, logo depois da Junta de Comércio de Chicago (CBOT, sigla em inglês).
O volume comercial da farinha de soja na BMD ficou em primeiro lugar em todo mundo, enquanto que os números registrados no comércio de milho e soja ficaram em segundo e quarto lugares, em nível mundial, respectivamente.
O mercado de transações de futuros da China se desenvolveu rapidamente nos últimos anos. Entre as 54 bolsas de futuros do mundo, a BMD atingiu o 17º posto em 2007 em relação ao total dos produtos negociados, incluídos os agrícolas. Seu volume de transação de futuros cresceu 54,23% anual, segundo a associação americana.
Enquanto isso, outros mercados chineses de futuros também tiveram um bom desempenho no ano passado. A Bolsa de Shanghai ficou em 27º lugar em todo mundo, com um crescimento anual em seu volume de transação de 47,25%.
O volume combinado de negócios nas bolsas de futuros de Dalian, Shanghai e Zhengzhou atingiu cerca de 41 trilhões de yuans (US$ 5,61 bilhões) em 2007, uma alta do 95% em relação ao ano anterior, segundo a BMD.
Os analistas atribuíram o rápido desenvolvimento do mercado nacional de futuros à flutuação dos preços dos produtos agrícolas nos mercados internacionais, a crescente demanda destes produtos, e às políticas favoráveis adotadas pelo governo chinês.
'O governo introduziu uma série de políticas para regular e fiscalizar o mercado, o que fortaleceu seu desenvolvimento', disse Hu Yuyue, intelectual da Universidade de Indústria e Comércio de Beijing.
A BMD, estabelecida em 1993, realiza negócios de futuros de milho, farinha e óleo de soja, óleo de palma, e polietileno linear de baixa densidade.
Data: 07/04/2008