Beijing, 9 abr (Xinhua) -- A Sinohydro Corp, empreiteira hidráulica líder na China, e a China Nuclear International Uranium Corp. (SinoUranion) assinaram um contrato de US$ 140 milhões para construir uma mina de urânio na Nigéria.
O contrato prevê a construção da mina de urânio com capacidade de produção anual de 600 mil toneladas, de uma usina de energia coal-fired (carvão limpo) e de uma hidro-metalúrgica. Os negócios na Nigéria foram anunciados pela própria Sinohydro em seu site.
Esta é a primeira vez que duas estatais com base em Beijing formam um time para desenvolver estratégias de recursos em outro país. O urânio é o combustível básico de reatores nucleares.
O contrato também é o pioneiro para as empresas desde que estas assinaram o acordo estratégico com o Banco de Exportação e Importação da China, em março, visando investir na exploração e proução de urânio no Exterior.
A construção deverá demorar 900 dias.
O responsável pelo projeto é a Azelik Mining Industry Co., uma joint- venture criada no ano passado pelo governo nigeriano e os parceiros chineses.
A SinoUranium, subsidiária da China National Nuclear Corp, detém 37,2% das ações da empresa, a Beijing Zxjoy Technology and TradeCo, 24,8% e o governo nigeriano, 33%.
Data: 09/04/2008