Brasília, 18 abr - O novo presidente-executivo da Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos), Francisco Turra, informou que uma das prioridades do setor de avicultura do Brasil será a abertura do mercado chinês, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
O Brasil possui atualmente 24 unidades frigoríficas habilitadas a exportar para a China. No entanto, alguns entraves burocráticos dificultam as vendas.
Para o diretor da Abef, Christian Lohbauer, o mercado chinês é estimado em 100 mil toneladas no primeiro ano de exportações.
As exportações brasileiras de carne de frango no ano somaram 881 mil toneladas até março, com receitas de US$ 1,5 bilhão. Os preços melhores e as carnes diferenciadas garantiram alta de 59% nas receitas em relação a 2007. O volume cresceu 18%.
O Oriente Médio é o principal importador de carne de frango brasileira: a região comprou 282 mil toneladas no primeiro trimestre do ano.
Em seguida vem a Ásia, com 219 mil toneladas (14% mais do que no primeiro trimestre de 2007) e a União Européia, que comprou 141 mil toneladas (10% mais do que no mesmo trimestre do ano anterior).
Data: 21/04/2008