Guangzhou, 22 abr- Os visitantes da Feira de Cantão, a maior exposição de importação e exportação da China que se realiza na província de Guangdong, no sul do país, estão surpresos de ver um estande onde o único adorno é uma estreita porta em um grande muro e um logotipo dos Jogos Olímpicos da Beijing 2008. Uma frase abaixo do logotipo diz: "Fornecedor oficial de calçado de couro dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008". Os curiosos compradores estrangeiros cruzam a estreita porta para ver os produtos. "O logotipo olímpico já diz tudo. Desde qualidade a estilo, de historia a reputação, acreditamos que somos os melhores", disse Lu Jia, gerente de vendas do Grupo Aokang, um dos maiores fabricantes de calçado da China. Apesar de muitas companhias chinesas serem muito menores que as tradicionais multinacionais patrocinadoras da Olimpíada, como Volkswagen, Adidas e Coca-cola, os Jogos deste ano oferecem a esperança de exportar mais. Outro patrocinador olímpico, a Companhia de Motocicletas Dayang, colocou o logotipo do evento em um anúncio. Um gerente da companhia disse que tinham recebido mais pedidos do Brasil, Venezuela e Colômbia, por isso considerava que utilizar o logotipo constituía uma decisão rentável. O gigante de televisão, o Grupo Changhong apresentou um enorme anúncio com imagens da equipe nacional de tênis de mesa da China, o mais popular no país. Changhong começou a patrocinar a equipe no fim de março. Um fabricante de produtos digitais, a Companhia de Tecnologia de Informação Digital Beijing Huaqi, está promovendo um determinado produto do museu olímpico, uma caneta digital que "lê" livros em voz alta. Os patrocinadores olímpicos se dividem em duas categorias. As principais multinacionais e grandes companhias chinesas recebem o nome de "Patrocinadores Olímpicos Mundiais", e "Parceiros de Beijing 2008". Outras 41 companhias, a maioria das quais são empresas nacionais chinesas, ganharam o patrocínio e o título de fornecedor exclusivo dos Jogos Olímpicos de Beijing.Data: 23/04/2008
Fonte: Embaixada da República Popular da China no Brasil.
|