Beijijng, 22 abr - As perdas dos fundos mútuos da China no primeiro trimestre, com 346 fundos administrados pelas 58 companhias, chegaram a 647,5 bilhões de yuans (US$ 92,5 bilhões), oito vezes em relação ao total do trimestre anterior, de acordo com a Consultoria de Investimento TX.
A TX baseou as suas cifras nos relatórios trimestrais dos fundos.
Os ativos combinados sob administração diminuíram para 2,48 trilhões de yuans, em comparação com os 3,26 trilhões de yuans no fim do ano passado.
Os fundos da origem de estoques perderam 466,59 bilhões de yuans no primeiro trimestre, aumentando 860% comparado com o quarto trimestre.
A maioria dos fundos reduziram as ações nas áreas financeira, aço, transporte e depósito. Alguns aumentaram levemente as suas ações nos setores petroquímico, bens imobiliários, comida e bebida.
A partir de meados de maio, a marca do Índice Composto da Bolsa de Shanghai foi de 49,5%, mais baixa do que o recorde alto em outubro.
As ações tiveram pequena vantagem na segunda-feira, mesmo com as medidas reguladoras para estabilizar o mercado, a confiança dos investidores permaneceu fraca. O índice de Shanghai aumentou pouco, apenas 0,72%, enquanto o Índice Componente de Shenzhen perdeu 1,75%.
Data: 23/04/2008