O representante do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, Chou Shu-yeh, em visita a São Paulo, foi recebido na noite de 10 de abril em universidade da zona oeste da cidade. Recebido pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Marcelo Passini, ele realizou uma palestra voltada a estudantes da graduação.
No início da apresentação em sala de aula, foi exibido o vídeo em DVD “Taiwan: onde as montanhas encontram o mar” (de 15 min.), fornecido pelo GIO (Escritório de Informação do Governo) e que serviu como introdução com informações e imagens sobre o país. Em seguida, o diplomata mostrou dados e aspectos gerais de Taiwan, como a localização na Ásia e o comércio, além de sua relação com o Brasil.
Sob o tema “Eleição presidencial de Taiwan e as relações com a China”, Chou Shu-yeh explicou o histórico de Taiwan, que já pertenceu a Holanda, Portugal, Japão e atualmente a China diz erroneamente tê-la como província, apesar de sua autonomia e democracia. Com seus 23 milhões de habitantes, Taiwan organiza eleições diretas, tem governo, congresso e exército militar próprios.
Ele ainda destacou as campanhas que Taiwan realiza anualmente, e que continuará este ano, para entrada em organizações internacionais como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a ONU (Organização das Nações Unidas).
No final, a palestra reservou alguns minutos para o debate com alunos. E o representante de Taiwan respondeu a questões como sua compreensão em relação a questão do Tibete e a burocracia nos documentos entre Taiwan e Brasil. O encontro facilitou o entendimento dos estudantes em Relações Internacionais sobre Taiwan, país que cresce economicamente e se destaca na região asiática.
Data: 10/05/2008