Empresa quer dinamizar negócios e atrair a atenção de empresários
EFE.
XANGAI - Após sofrer dificuldades em 2006, o Yahoo! China vai reorientar as suas atividades para o desenvolvimento de um mecanismo de busca especializado no mundo dos negócios, para se diferenciar de seus concorrentes, informou o jornal oficial 'Shanghai Daily'.
Jack Ma, presidente e fundador do Alibaba, o principal portal chinês de comércio eletrônico, que em outubro de 2005 comprou o Yahoo! China, revelou que seu objetivo é atrair a maior parte dos usuários chineses com alta renda e os empresários.
Em setembro, Ma paralisou o desenvolvimento do site '3721.com', até então uma das principais fontes de renda do Yahoo! China. Ele transferiu os recursos humanos de desenvolvimento para trabalhar em algo inovador, que diferenciasse o Yahoo! de seus concorrentes no país.
Ao longo de 2006, a cota do mercado chinês do Yahoo! foi caindo, e agora é parecida com a do Google, com cerca de 16% dos usuários de sistemas de busca. Seu principal rival, o Baidu, é o líder indiscutível, com mais da metade do mercado nacional.
O Alibaba, associado ao Yahoo! China, também anunciou a implementação de um novo software de negócios, o Alisoft, dirigido a seus 18 milhões de usuários.
O software funciona hospedado na rede, o que ajuda a evitar as cópias ilegais.
'O comércio pela internet está mudando a maneira de as empresas fazerem negócios', afirmou Ma, cujo novo produto oferece 'soluções fáceis para que os clientes integrem o comércio pela internet com seus sistemas de trabalho'.
Data: 10/01/2007