Coriolano de Almeida Camargo / O autor é sócio diretor da Almeida Camargo Advogados
A cultura milenar chinesa e os negócios continuam a atrair o público brasileiro. As agências de turismo do Brasil pesquisadas informam que cerca de 40 mil turistas visitaram o território chinês no ano passado. Trata-se de um aumento de cerca de 30% em relação ao período de 2005. Para se ter idéia, somente no ano de 2006 esse país do Ocidente chegou à marca de 46 milhões de turistas.
E as estimativas se mantêm positivas para este ano, sendo esperado pelos órgãos chineses um crescimento na ordem de 30% no número de turistas a visitarem o país.
Cerca de 40 empresários entrevistados pela Almeida Camargo Centro de Estudos Jurídicos-Bd4U informaram que mantêm negócios com a China.
Alguns entrevistados afirmam que têm dificuldade em se relacionar com os chineses e procuram fóruns para tentar uma melhor via de comunicação.
O governo brasileiro, em 2004, firmou acordo que visava aumentar em mais de seis vezes o número de turistas chineses que visitam o Brasil anualmente. Ocorre que o fenômeno inverso também vem ocorrendo. Tamanha é a demanda que o governo chinês tem ousados projetos para o segmento turístico do País.
Brasileiros que residem na China informaram que pretendem dominar o país dentro de 10 a 15 anos. O turismo não fica de fora. O tigre asiático agora desafia os Estados Unidos e pretende ocupar o segundo maior destino turístico até o ano de 2.009. Dentre os atrativos da milenar cultura chinesa está um melhor relacionamento com o mundo que será impulsionado com a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, a serem realizados no próximo ano.
A preocupação atual é a rápida melhora da qualidade de infra-estrutura de transportes e da rede de hotéis . A China atravessa um processo de ocidentalização de sua rede de serviços turísticos e restaurantes para atender a brasileiros e a turistas de todo o mundo.
Os advogados brasileiros aproveitam as viagens à China para aprender sobre o sistema legal chinês. Muitos empresários em férias e até executivos da área de desenvolvimento de novos negócios de multinacionais com sede no Brasil também realizam viagens para a China em seu período de descanso, para mostrar maiores e bons resultados a suas empresas. A cultura chinesa fascina pela importância ao cultivo da inteligência e do caráter.
Museus, arquitetura, danças, jogos, gastronomia, enfim... há uma diversidade de atrações que impulsionam a visitação àquele país.
Veja material em PDF.
Data: 10/06/2007