Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Tributário .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Impostos: está na hora de uma virada nesse jogo

Denise Campos de Toledo

Para não fugir à rotina, a arrecadação de tributos bateu novo recorde no primeiro semestre. O avanço foi de mais de 6% sobre o mesmo período do ano passao. As justificativas também se repetem, uma ou outra mudança na cobrança de determinados tributos.... crescimento econômico mais acelerado. E, de novo, a previsão de que o mesmo não deve se repetir no segundo semestre.

Só que, na prática, não é o que vem acontecendo há mais de uma década. Herança do governo Fernando Henrique Cardoso, a carga tributária crescente só ganhou novos reforços no atual governo. E não deixa de ser estranha essa rotina em meio às constantes declarações no sentido de uma redução da carga, os freqüentes anúncios de desonerações para estimular investimentos, exportações e até setores mais prejudicados pelo câmbio.

Recentemente tivemos até o ministro Guido Mantega reconhecendo que a carga é injusta e irracional. Se bem que o próprio presidente Lula, em público, já disse que o chefe da pasta da Fazenda tem que agir mais e falar menos. Ele se referia indiretamente à possíveis medidas relacionadas ao câmbio. Mas, certamente, o puxão de orelha vale também em matéria de tributos.

Foi o próprio ministro quem antecipou a possibilidade de nos livrarmos da CPMF em empréstimos e voltou atrás ao constatar que qualquer real a menos dessa contribuição faz muita diferença. Aliás, uma das batalhas atuais do governo com o Congresso é justamente a prorrogação da CPMF. Aquela que desde a época de Itamar Franco era para ser provisória. Lembra?

Mas, enfim. O que temos é uma carga de impostos das mais elevadas do mundo. Elevada em comparação com países do mesmo nível do Brasil e elevada se compararmos com a qualidade de serviços que recebemos em troca. Serviços que deveriam ser bancados satisfatoriamente pelo governo, justamente com o dinheiro que ele retira da economia, e se representa algo próximo de 40% do PIB.

Promessas de uma reforma que possa tornar o sistema tributário mais justo continuam no ar. Projetos têm sido discutidos no Congresso. O governo encaminha as própria idéias. Mas, por enquanto, todas as sinalizações são no sentido de não cortar a carga, apenas "racionalizar", porque o governo - nas diversas esferas - não parece disposto, efetivamente, a aprender a viver com menos. As famílias aprendem, as empresas se ajustam. Mas o governo prefere continuar gastando muito, ajustando a arrecadação ao que precisa e transferindo a conta para toda a sociedade. Quando vem com alguma bondade, dá com uma mão e tira com a outra. Fala em redução de encargos trabalhista mas já inicia os cálculos de formas compensatórias via elevação de outras cobranças. Já está mais do que na hora de uma virada nesse jogo.

Data: 30/07/2007

Fonte: Invertia


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links