Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Direito da Sociedade da Informação .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Juiz despacha online cada meia hora, de Brasília, 40 processos de juizado de Tocantins

A cada meia hora, o juiz Marcelo Faccioni, do Juizado Especial de Palmas (TO), despacha 40 processos. Não foi sempre assim desde que ele integra o juizado. A partir de março, ele passou a usar o Sistema de Processo Eletrônico (Projudi), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já implantado em 13 tribunais de
justiça estaduais. "No início, precisei me adaptar ao sistema, para saber onde exatamente eu podia ter acesso aos arquivos, onde armazenar, enfim, como operar toda a ferramenta. Agora, já não quero nem ver papel na minha frente", relatou Faccioni.

Para mostrar a comodidade, a rapidez, a segurança, a transparência e a economia que representa o Projudi na sua rotina de trabalho, Faccioni despachou online, durante sua apresentação no 5º. Fórum de Certificação Digital (CertForum), processo de execução de título extrajudicial.

Traduzindo, uma empresa tinha em posse três cheques que não foram pagos e foi ao Juizado Especial para receber a dívida. "A certificação digital trouxe para mim liberdade. Liberdade, por exemplo, de estar aqui hoje apresentando as vantagens da informatização do Judiciário, e ainda poder trabalhar a distância", disse.

O juiz ressaltou a importância do uso da certificação digital no processo eletrônico porque permite identificar todas os operadores do direito que praticaram atos processuais, sejam eles o advogado das partes, o serventuário da Justiça, o contador, juiz. "De repente, vi outra vantagem do processo judicial, não bastasse dar agilidade. Foi quando comecei a devolver as prateleiras do cartório do Juizado. Hoje, não há mais balcão de atendimento no Juizado Especial de Palmas, o atendimento pode ser feito pelos escreventes", acrescentou.

O 5º. Certforum é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net). Amanhã (1º./11), último dia do evento, especialistas internacionais vão mostrar casos de sucesso do uso da certificação digital no documento de dentidade da Espanha e a experiência da Venezuela com seus sistema de certificação digital.

Data: 07/11/2007

Fonte: ITI


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links