A Sophos, empresa de segurança da informação, publicou um relatório em que afirma encontrar uma página infectada na internet a cada cinco segundos. O índice refere-se ao primeiro trimestre de 2008.
Para se ter uma idéia, durante 2007, a varredura da Sophos encontrava uma página infectada na web a cada 14 segundos. O relatório avalia que a internet continua a ser o meio preferido pelos criadores de malwares para disseminar seus ataques, devido à crescente dependência que as pessoas estão tendo da rede para encontrar informações.
O aumento na taxa de páginas infectadas está relacionado ao declínio observado em e-mails atingidos. Segundo a Sophos, cerca de um em cada 2,5 mil e-mails contém malware, comparado ao índice de um em cada 909 verificado em 2007.
A empresa atribui esta queda a uma mudança na forma de infecção, que está passando de arquivos anexos para links que direcionam a sites maliciosos.
O relatório da Sophos também mostra a descoberta de novas páginas de spam a cada três segundos; cerca de 92,3% dos e-mails movimentados durante o primeiro trimestre eram deste tipo.
Data: 24/04/2008