Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Notícias da Semana .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Tribunal facilita mais duas revisões de aposentadoria


O STF (Supremo Tribunal Federal) criará duas súmulas (entendimentos que devem ser seguidos pelos tribunais) que podem beneficiar quem tem ações na Justiça contra o INSS para obter a aposentadoria especial com as regras anteriores a 1998 e a revisão da aposentadoria por invalidez.

Após um entendimento unificado sobre o assunto, os processos serão julgados de forma mais rápida, pois não haverá chance de recurso. A tendência, com base em decisões anteriores da Justiça, é que o segurado tenha ganho.

Um dos entendimentos será sobre a possibilidade de considerar como especial o tempo de contribuição após 1998, quando foram criadas novas regras, para quem já tinha direito à aposentadoria especial antes da nova lei. Até 1998, existiam três grupos de profissões com direito. Hoje, o segurado tem de comprovar o tempo especial por meio de laudos, de acordo com a exposição a agentes nocivos.

Decisões já garantem o benefício especial com base nas regras anteriores à lei aos segurados que podiam ter se aposentado antes de 1998, mas não o fizeram. Porem, só é contabilizado o tempo de contribuição até 1998.

Outra decisão que aguarda entendimento do STF é sobre a revisão da aposentadoria por invalidez, obtida a partir de 1991, precedida de auxílio-doença. Isso porque, em muitos casos, o INSS considerou apenas a remuneração paga pela empresa ao trabalhador no cálculo, e não o valor do auxílio-doença. Com a mudança, o benefício poderá ter um aumento até 12%.

Teto
O STF também criará uma súmula para a revisão da aposentadoria limitada ao teto antes de 2003. A revisão vale para segurados cujo benefício superou o teto na hora da concessão. O Supremo irá decidir se os segurados poderão pedir que o excedente não pago na época seja devolvido nos aumentos reais dados ao teto em 1998 e 2003.

(Carolina Rangel e PM)

Data: 15/08/2008 15:02:41

Fonte: Agora São Paulo


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links