WASHINGTON - A candidata republicana à Vice-Presidência dos Estados Unidos, Sarah Palin, teve seu e-mail pessoal no Yahoo! invadido por um grupo de hackers, admitiu na quarta-feira o escritório de campanha do partido.
Na quarta, vários sites, como o "Gawker.com" e o "WikiLeaks.org", divulgaram fotos e trechos de e-mails pessoais que a governadora do Alasca trocou com conhecidos.
"Trata-se de uma invasão impactante da privacidade de Sarah Palin e de uma violação à lei", disse hoje em um comunicado o diretor da campanha republicana, Rick Davis. "O assunto foi levado às autoridades competentes e esperamos que todos os que estiverem com estes e-mails os destruam. Não temos mais comentário algum a fazer", acrescentou.
O porta-voz do FBI (polícia federal americana) Brian Hale reconheceu a invasão, feita por um grupo de hackers conhecido como "Anonymous", e disse que a agência já está a par do "incidente" com a governadora Sarah Palin e "trabalha em coordenação com o serviço secreto nesta matéria".
O site "Gawker.com", que diz que a conta do correio foi bloqueada, exibe várias reproduções de mensagens da candidata republicana à Vice-Presidência.
"Aqui estão as imagens dos arquivos capturados dos e-mails que estavam salvos antes de a conta ter sido bloqueada, assim como a lista de contatos. É algo noticioso e não vamos tirar", afirma o a site.
Na lista de contatos, aparecem o nome de Bristol, a filha grávida da governadora, e seu telefone celular.
Data: 29/09/2008 20:10:55