A partir do próximo ano, as empresas não mais precisarão encaminhar as escriturações contábeis à Junta Comercial encadernadas em grandes livros para autenticação, graças a uma decisão do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que permite às empresas o envio dos seus livros via Internet, através do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
“O empresário terá acesso ao sistema através de uma senha e assinatura digital, onde poderá encaminhar as informações contábeis de forma digital a fim de serem analisadas pela Junta Comercial”, explica o secretário geral do órgão em Mato Grosso, Henrique de Oliveira Rodrigues.
Segundo ele, os funcionários da Junta, detentoras de senha do sistema Sped, poderão visualizar a escrituração contábil contida no sistema digital e proceder à análise e fazer a autenticação da documentação.
Entre os benefícios para as empresas, Henrique destaca maior agilidade no processo de análise, que poderá ser feito no mesmo dia (antes, chegava a demorar até 48 horas), economia de papel (a partir de agora as empresas não precisarão enviar grandes volumes de documentos ao órgão) e economia com encadernação e transporte deste material até à sede da Junta Comercial.
O Sped foi lançado este mês pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e está em fase de teste no país, onde 12 grandes empresas já adotam o sistema e disponibilizam suas escriturações contábeis para colaborar com a implantação da nova sistemática. (MM)
Data: 24/05/2008