PARIS, 4 OUT (ANSA) - A sexta edição do evento "Nuit Blanche" de Paris, neste próximo sábado, será dedicada a Ingrid Betancourt, a franco-colombiana prisioneira das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) há mais de cinco anos. Os parisienses serão convidados a manifestarem sua solidariedade firmando um abaixo-assinado do Comitê de Apoio a Ingrid Betancourt.
A edição deste ano do evento, que promove a abertura de museus e galerias durante toda a madrugada, estará concentrada em torno das estações da linha 14 do metrô da capital, da Olympiades até a Gare Saint-Lazare, e será dedicada especialmente às artes contemporâneas, entre as quais as digitais.
Pela primeira vez, o mundo virtual Second Life também participará da festa.
A "Noite Branca" foi lançada em 2002 pelo secretário municipal de cultura Christophe Girard, e é um evento gratuito e popular já bem aceito pela população.
"A grande novidade deste ano é a entrada do Second Life, que permite ampliar os locais de exposição para os artistas", disse Girard.
Esta é a primeira vez que uma cidade como Paris investe neste universo digital paralelo, e o prefeito Bertrand Delanoé "apoiou fortemente a iniciativa".
Desde a sua criação em Paris, a Noite Branca se propagou depois pelo resto do mundo, em capitais como Roma, Toronto, Nápoles, Madri, Istambul e Miami.
No ano passado mais de 1,5 milhão de pessoas participaram do evento. (ANSA)
Data: 08/10/2007