O novo mundo da Web 2.0 não tem espaço para arrogância. Empresas que queiram ser bem sucedidas nesses tempos de mudança precisam ser humildes e se questionar sobre seu posicionamento. À medida que começam a desenvolver estratégias para adaptar seus modelos de negócio ao novo ambiente, algumas questões devem ser colocadas.
Confira abaixo algumas perguntas fundamentais sugeridas pela consultoria Booz Allen Hamilton com base em estudo global:
- Sabemos o que os consumidores estão dizendo a nosso respeito na internet?
- Temos um sistema para coletar o que está sendo dito? Estamos analisando estes dados e os repassando à área de desenvolvimento de produtos?
- Temos um método proativo para responder a menções negativas sobre a nossa empresa na internet, ou para responder às questões relacionadas à companhia?
- Oferecemos aos nossos consumidores a oportunidade de interagir diretamente com a nossa empresa online? Por exemplo: temos um blog em nosso website, em que os consumidores possam compartilhar pensamentos, preocupações e nos dar feedbacks?
- Permitimos aos consumidores que analisem os nossos produtos online, assim como a Amazon.com deixa seus consumidores publicarem comentários sobre livros ou outros produtos? Será que deveríamos? Em caso positivo, devemos moderar esses comentários de alguma forma?
- Temos um fórum online no qual nossos grandes usuários e fãs possam oferecer aconselhamentos, dicas e informações a outros consumidores?
- Temos algum tipo de presença, como, por exemplo, a fachada virtual de uma loja em comunidades online como Second Life? Deveríamos ter?
- Estamos nos beneficiando de alguma forma das várias comunidades que existem na internet? Estamos buscando atingir, por meio ed nosso departamento de vendas e marketing online, as comunidades que reúnem o público-alvo que mais nos interessa?
- Estamos aproveitando as oportunidades de cross-marketing (ex.: veiculando programas de televisão na internet e promovendo conteúdo online em comerciais de TV)?
Data: 29/10/2007