Mitch Kapor e Philippe Bossut, da Kapor Enterprieses, criaram o protótipo de uma interface que permite que usuários movimentem avatares no mundo virtual sem usar teclado ou tocar em qualquer superfície. Como? Pela expressão corporal.
Por exemplo, para o seu avatar andar, basta que você incline seu corpo para frente, como se ele fosse um joystick. Para oferecer isso, a dupla, que faz parte também do conselho da Linden Labs, criadora do Second Life, modificaram o cliente do Second Life, dando suporte a uma câmera e a um dispositivo interno.
Esse novo protótipo usa uma câmera 3D fabricada pela 3DV Systems – mas que não está disponível no mercado. Ela é bastante parecida com uma webcam e também consegue capturar a profundidade dos objetos.
Ao ficar à frente do dispositivo, o usuário imita com o corpo o início dos movimentos que pretende dentro do Second Life (voar, por exemplo, exige estar nas pontas dos pés) para que avatar responda simultaneamente.
A tecnologia extrapola o crescente uso das ondas cerebrais como interface de controle (sabia que tem um brasileiro na vanguarda do setor?), que já conta com cadeiras de roda, por exemplo.
Data: 17/04/2008