Atrair empresas e negócios para o metaverso parece ser o atual foco da Mainland Brasil, espaço tupiniquim criado no Second Life e que completou um ano no mês passado. Nesse aniversário, as responsáveis pela área, a Kaizen Games e o portal IG, anunciam mudanças e parcerias com outras corporações para facilitar que os empreendimentos virtuais se tornem rentáveis, assim como os reais, além de proporcionar mais experiências e diversão para os seus usuários.
Um exemplo de ação que visa esquentar a economia no mundo virtual é a parceria da Kaizen e IG com a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP). A união rendeu uma cartilha, chamada Second Life Passaporte, que trará orientações sobre como empresas reais podem abrir filiais e gerir negócios na Mainland Brasil. São explicações gerais. Elas incluem as principais diferenças entre formas de negócio tradicionais e as virtuais, inclusive com o uso do dinheiro próprio do Second Life, o linden dólar. As informações estão disponíveis, gratuitamente, no site www.fecomercio.com.br.
Outras iniciativas, a exemplo da criação da Kaizen Pictures, tem por objetivo estimular o desenvolvimento de conteúdo digital através de acordos com empreendedores do Second Life. Uma das primeiras parceiras nessa área é a Ops! Alcântara Machado Publicidade de Comunicação Digital, que vai levar feiras do mundo real, com os mais diversos assuntos, para o metaverso. Investimentos em educação semelhante ao que aconteceu com a Cidade do Conhecimento 2.0, certificada pela Universidade de São Paulo (USP), não são novos, mas também estão no foco da Kainzen e IG para os próximos anos.
Para facilitar a movimentação de linden dólares, uma nova versão do site da Kaizen (www.kaizengames.com.br) também foi criada e a troca de reais pela moeda virtual foi facilitada, assim como a transação inversa. Além disso, o site oferece espaço para a negociação de publicidade online e dentro do metaverso, e do market place, usado para a comercialização de terrenos na Mainland.
Cursos de empreendedorismo e aplicações para o próprio metaverso também serão oferecidos, aos usuários do Second Life, a partir deste mês.
Data: 12/05/2008