Pesquisadores japoneses anunciaram nesta segunda-feira (2) terem conseguido fazer com que um paralítico pudesse manipular um avatar virtual utilizando apenas ondas cerebrais. O homem de 41 anos utilizou apenas sua "imaginação" para fazer com que o personagem de internet pudesse andar e conversar com outros avatares no Second Life.
O paciente, que tem paralisia há mais de 30 anos, mexe os dedos com muita dificuldade devido a uma doença muscular progressiva, então não consegue utilizar o mouse ou o teclado da maneira tradicional.
No experimento, o homem utilizou um aparelho com três eletrodos que monitoravam as ondas cerebrais relacionadas a suas mãos e pernas. Apesar de ele não poder mover suas pernas, ele imaginada que o personagem no computador estava andando.
Ele pôde conversar com outro avatar do jogo utilizando um microfone, afirmaram pesquisadores da Keio University. Segundo ele, é a primeira vez que um paciente com paralisia conseguia encontrar alguém e conversar em um ambiente virtual, afirmam eles.
Os cientistas agora estão estudando um sistema que permitiria que pacientes criassem mensagens de texto ao selecionar algumas letras mentalmente, afirmou Junichi Ushiba, professor associado de no departamento de biociências e informática da Keio Universty.
"Em um futuro próximo, eles poderiam passear pelos shoppings centers do Second Life usando suas ondas cerebrais... e clicar para fazer uma compra", afirmou Ushiba.
Data: 03/06/2008