Abraform realiza debate sobre formação de cartéis
No dia 3 de outubro, a Associação Brasileira da Indústria de Formulários, Documentos e Gerenciamento da Informação (Abraform), realiza o debate "Formação de cartéis causa danos à economia e tira poder de escolha do público final". O evento, das 16 às 18 horas, no Hotel Crowne Plaza, à rua Frei Caneca, 1.360, São Paulo (SP), será coordenado por Bárbara Rosemberg, diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça.
O debate pela será realizado em assembléia extraordinária da entidade, dirigida exclusivamente a empresas associadas e autoridades convidadas. Além do trabalho realizado pela SDE para repressão da formação de cartéis, um dos problemas enfrentados pela indústria gráfica no País, Rosemberg abordará o risco da exclusão do mercado em decorrência do problema. A executiva também aportará a questão tecnológica.
No tocante à formação de cartéis, duas questões mais graves preocupam a Abraform neste momento: o Correio Híbrido, cuja licitação foi vencida por uma única empresa e que, se entrar em operação, significará a concentração do mercado de impressão e distribuição de documentos de segurança; e convênio no âmbito do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), também privilegiando uma única empresa multinacional, que poderá resultar em significativo aumento de notas fiscais frias no País. Ambos os casos favorecem a formação de cartéis. |