Almeida Camargo Advogados
Faça do Almeida Camargo a sua home page  

Menu
Home
Institucional
Estudos Jurídicos
Código do Consumidor
Cooperativismo e Terceiro Setor
Ciber Crimes
Direito da Sociedade da Informação
Econômico e Concorrêncial
Energia Usina Antiga do Itapeva
Eventos
Informática e os Tribunais
Inf. e Melhoria do Poder Judiciário
Nota Fiscal Eletrônica
Notícias
OAB
Opinião e Notícia
Pareceres
Second Life
SPED-Sist. Público de Escrit. Digital
Tributário
Links Úteis
Fale Conosco

Empresas
Centro de Estudos Jurídicos

Bd4u

Veja Introdução

Enquete
 
Você acredita que a adoção de maiores controles do Fisco através da NF-e poderia evitar situações de sonegação Fiscal?
Dê sua opinião ou envie mensagem:
suaopiniao@almeidacamargo.com.br
  Sim
  Não
 

Login
  Login: 
  Senha:    
Previsão do tempo para região Sudeste
 
::. Cooperativismo .::
Versão para impressão Imprimir  -   Enviar por e-mail Enviar  -  Altera o tamanho da letra A- A+
Importância do associativismo!

08 de Agosto de 2006

O associativismo atualmente é fundamental, principalmente para os pequenos negócios, o Núcleo das Automecânicas de Capinzal e Ouro – NACO, núcleo setorial da ACIRP, é um exemplo disso. Através do trabalho desenvolvido pelo Núcleo em parceria com o programa empreender, tem demonstrado que com cooperação entre os associados, determinação e força de vontade, os custos são reduzidos a partir do projeto e consumo, e consequentemente apresentando resultados positivos. Esses resultados positivos podem ser verificados, tanto no setor do capital econômico financeiro, que é o objetivo principal da atividade empresarial; quanto na área do capital humano, representado pela soma dos conhecimentos, competências e habilidades. Isso é uma realidade nos núcleos pela troca de experiências, reuniões reginais e estadual, a grandeza de ter um consultor a disposição dos núcleos, cursos de aperfeiçoamento periódicos .

É preciso destacar também, a importância dos resultados positivos para essas empresas, no âmbito da valorização social, que reúne a confiança, a organização e a cooperação, deixando de lado o individualismo a qualquer preço, com a inspeção veicular realizada anualmente, apresentando uma nova visão de mercado; na proteção do meio ambiente, através do selo verde adquirido por aquele que cumprir as metas estabelecidas no manual de orientação fornecido a todos pelo NEA. O cuidado com o meio ambiente é necessário e essencial para quem quiser continuar no ramo.

Dessa forma, a participação em cursos de aperfeiçoamento, das compras de produtos em conjunto e em maior volume (centrais de compra), da garantia estadualizada, que é um diferencial oferecido aos clientes das automecânicas associadas que cumprem as metas estabelecidas no manual do Núcleo Estadual das Automecânicas –NEA, somados, representam o conjunto de atitudes que levam a redução de custos e o desenvolvimento geral de um setor, porque se incorpora conhecimento, com ganhos em qualidade, produção e competitividade.

Por isso, podemos afirmar que o associativismo, é fundamental, não só aos pequenos empresários, mas aos médios e grandes empresários. As associações empresariais estão diariamente lutando pela defesa dos direitos de seus associados, e tem conseguido várias conquistas que beneficiam a todas as empresas. A FACISC entidade que representa todas as associações empresariais do Estado mantêm um departamento jurídico que analisa e discute com o governo estadual sobre a legislação de sua competência. O problema é que falta compromisso, são poucos associados se considerado o número de empresários. De nada vale ficar reclamando da crise, do governo ou da inadimplência. È preciso atitude e acreditar na força que juntos podemos ter.

Esse é um compromisso da ACIRP, continuar a representar os nossos associados, através de parcerias com entidades públicas e privadas, na defesa de seus direitos para uma melhoria de nossos municípios. Sabemos que a carga de impostos está excessivamente alta, ultrapassando o índice de 40% segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário no 1º trimestre. Já não se discute que o custo da carga tributária é exagerado em função da contrapartida dos serviços oferecidos aos cidadãos brasileiros. Podemos mudar isso, se fizermos a nossa parte!

As nossas entidades têm força, precisamos acreditar e participar, para juntos apresentar soluções para os problemas e não só reclamar deles.

Está na pauta da ACIRP a criação de novos núcleos, inicialmente em projeto: o “núcleo do jovem empresário”. Portanto as empresas interessadas em participar de algum núcleo da ACIRP, automecâncias, apicultores, ou de qualquer segmento empresarial, pode entrar em contato com a ACIRP pelo telefone: 49 35552692, ou pelo email:

acirp@athila.com.br

Carmen Rosalia Mantovani Baretta

presidente

Data: 12/12/2006

Fonte: www.adjorisc.com.br


Inéditas


  Veja mais notícias

Estudos e Pesquisas

  Veja mais notícias
"O essencial não é fazer muita coisa no menor prazo;
é fazer muita coisa aprazível ou útil."
Machado de Assis 
Copyright Fox Informática                                                       Home | Institucional | Fale Conosco | Profissionais | Artigos | China | Links