Tanto vírus, como Cavalo de Tróia e spyware são englobados como espécies de malwares, "códigos maliciosos" que causam danos ao micro. Mas existem ferramentas valiosas para proteger o computador desses ataques. As armas de defesa são chamadas de antivírus, anti-spyware e firewall. A primeira bloqueia os vírus de e-mail, disquete e pen drive e faz uma varredura no computador em busca dos vírus existentes. A segunda impede que softwares maliciosos se instalem na máquina e roubem informações sigilosas como a senha de cartão de crédito. Já a terceira funciona como uma barreira que controla o acesso ao computador pela Internet.
Júlio Falcão, analista da LanLink Informática, explica que quando um computador sem firewall se conecta à internet, ele pode levar menos de um minuto para ser infectado por algum vírus. Isso porque também existe na rede mundial de computadores um malware conhecido como worm - "vermes", em inglês - que tem a capacidade de se automultiplicar e de circular na rede, aleatoriamente, em busca de um micro desprotegido para poder se instalar.
Embora existam esses mecanismos de segurança, é necessário que os internautas se conscientizem da importância de proteger as suas máquinas, pois novas formas de invasão a computadores ocorrem diariamente à velocidade de um clique.
Data: 20/05/2007