Cidade californiana de Carson, Estados Unidos, sofreu invasão em seu tesouro e teve exatos 449 mil dólares transferidos para contas de terceiros.
O roubo aconteceu na última quarta e quinta (30 e 31 de maio). Na ocasião, Karen Avilla, uma das responsáveis pelo tesouro da cidade de Carson, Califórnia, notou que 90,5 mil dólares foram transferidos sem autorização da conta bancária da secretaria da cidade para um destinatário desconhecido, de acordo com os relatórios policiais.
A segunda transação, movimentando 358,5 mil dólares, foi realizada no dia seguinte, endereçada para uma companhia chamada Broadbase Financial. Avilla afirma que ela notou as transferências ilegais em sua ronda pelos balanços online das contas da cidade. Um time de peritos forenses analisou a infra-estrutura de tecnologia do tesouro e definiram o laptop da executiva como o ponto de entrada dos criminosos, graças a um Trojan instalado na máquina.
De acordo com Avilla, ainda não há informações se o ataque criado para atacar especialmente o tesouro da cidade ou se foi apenas outra vítima em um esquema maior. Até agora, 90% do dinheiro roubado foi congelado nos bancos de destino das transferências, ela garante. Sobraram 45 mil dólares, que estão sendo alvo de investigações para determinar seu paradeiro.
Data: 04/06/2007