Uma pesquisa recentemente realizada com pequenas e médias empresas européias pela Websense apresentou resultados curiosos. Mais de 25% dos gerentes de TI destas companhias disseram acreditar que os funcionários são os maiores responsáveis pelos problemas de segurança. O problema mais frustrante para estes profissionais é o comportamento dos empregados (citado por cerca de 30% dos gerentes) seguido pelo fato de segurança não estar entre as prioridades de agenda e de investimentos de suas empresas.
A pesquisa constatou que, dos lado dos funcionários, também cerca de 30% disseram ter necessidade de acessar sites que representam risco de segurança, como serviços peer-to-peer e páginas gratuitas para download de softwares. A constatação é reforçada pelo fato de os trabalhadores europeus gastarem, em média, duas horas por dia de trabalho na Internet, com cerca de 30 minutos gastos navegando sites não relacionados ao trabalho. Por seu lado, os gerentes de TI acreditam que o tempo gasto com sites não relacionados ao trabalho chega aos 48 minutos por dia, ou o equivalente a quatro horas por semana.
O estudo também revelou que 23% das pequenas e médias empresas têm políticas de segurança online, mas não as divulgam entre seus funcionários. Outros 16% destas empresas reconhecem não ter qualquer política, preferindo confiar em seus funcionários.
A pesquisa realizada pela Websense ouviu 375 gerentes de TI e 375 funcionários de companhias que tivessem de 100 a 250 funcionários. Foram ouvidos profissionais da França, Alemanha, Itália, Holanda e Reino Unido.
* com informações do site cnet.com
Data: 31/08/2007